RIO DE JANEIRO (Reuters) – O Campeonato Brasileiro de futebol das séries A e B pode começar no início de agosto segundo a CBF, organizadora das competições.
A sinalização veio após reunião nesta quinta-feira entre a entidade e a Comissão Nacional de Clubes (CNC) com a participação dos 40 clubes que disputam as duas séries. A previsão é que a Série A comece em 9 de agosto e a B no dia 8 de agosto.
As competições, no entanto, dependem do aval das autoridades de saúde, mas segundo a entidade os jogos podem ocorrer em municípios diferentes das cidades de origem dos clubes.
“O retorno do futebol depende da autorização das autoridades de Saúde, mas, 19 dos 20 clubes da Série A se dispuseram a jogar fora das suas cidades, em última instância, caso até lá seus municípios não estejam liberados pelas autoridades de saúde a realizar jogos”, informou a CBF.
As competições nacionais estão paradas desde o início da pandemia de Covid-19. Na semana passada, em meio a grande polêmica, o campeonato estadual do Rio de Janeiro foi o primeiro do país a retomar os jogos.
A fórmula de disputa por pontos corridos será mantido pela CBF.
“Não muda. Será tudo igual”, disse à Reuters o secretário-geral da entidade, Walter Feldman.
O Brasileiro estava marcado para começar em maio, mas o calendário foi prejudicado pela pandemia que paralisou outras competições também.
“O campeonato vai avançar até o começo de 2021”, acrescentou Feldman.
Reportagem de Rodrigo Viga Gaier