Time leva sustos do ataque tricolor, mas conta com gols de Zaracho e Vargas para ganhar por 2 a 1 nesta quarta-feira e se aproximar da conquista do Brasileiro.
Não foi tão simples como se poderia prever um duelo contra o vice-lanterna do Campeonato Brasileiro. Pelo contrário: o Atlético sofreu com investidas do Grêmio nesta quarta-feira, em jogo atrasado da 19ª rodada. Mas o time contou com a falta de pontaria de Miguel Borja e os gols de Matías Zaracho e Eduardo Vargas para vencer por 2 a 1. Campaz marcou para os gaúchos. Lotado na primeira vez em que esteve 100% aberto ao público durante a pandemia de COVID-19, o Mineirão recebeu mais de 56 mil torcedores (recorde brasileiro desde a reabertura dos estádios), que apoiaram e até se impacientaram, mas viram o Galo ficar mais perto do tão sonhado título.
Com a vitória, o líder Atlético chega aos 62 pontos – dez a mais que o segundo colocado Palmeiras. Com 26 (sete abaixo do Bahia, primeiro time fora da zona de rebaixamento), o Grêmio segue em situação crítica, na penúltima posição.
As equipes voltam a campo para disputar clássicos pela 30ª rodada neste fim de semana. No domingo, a partir das 16h, o Atlético recebe o América, no Mineirão. Já o Grêmio tem pela frente o Internacional, no sábado, às 19h, no Beira-Rio.
Castigo atleticano
Os primeiros dez minutos foram de amplo domínio gremista no Mineirão. O centroavante Borja teve seguidas oportunidades, mas desperdiçou duas chances incríveis frente a frente com Everson e finalizou uma terceira no travessão. Chegou a marcar, mas o lance foi invalidado por impedimento.
O gol gremista parecia questão de tempo. Mas há momentos em que nada dá certo para times que brigam contra o rebaixamento. E foi o que ocorreu no primeiro tempo. Aos 11 minutos, Diego Costa fez o pivô na área e rolou para Matías Zaracho. O argentino bateu cruzado, estufou as redes e aplicou o “castigo” atleticano: 1 a 0.
A partir daí, os donos da casa tiveram mais controle sobre a posse de bola e o jogo em si. Aos 21 minutos, Thiago Santos desviou a bola com o braço, mas a arbitragem não assinalou pênalti.
As principais investidas gremistas foram com Douglas Costa – que alternou os lados direito e esquerdo -, enquanto os donos da casa insistiam na ótima movimentação de Diego Costa e Hulk. Mas o placar não mudou na etapa inicial.
No sufoco
Mais recuado, o Atlético viu o Grêmio avançar as linhas no segundo tempo. Em uma bonita jogada trabalhada pela direita, os visitantes buscaram o empate logo aos dez minutos. Borja recebeu na área e encontrou Campaz. Cara a cara com Everson, o meia-atacante bateu colocado e deixou tudo igual.
A reação inicial da torcida que lotou o Mineirão foi aumentar o tom e incentivar o Atlético em busca da vitória. Mas o tempo foi passando e, aos poucos, os primeiros sinais de impaciência apareceram. Foi quando, aos 26 minutos, o técnico Cuca fez uma mudança tripla, com as entradas de Mariano (na vaga de Guga), Savarino (Zaracho) e Vargas (Hulk).
Pouco depois, aos 27 minutos, a arbitragem assinalou pênalti de Campaz, que desviou a bola com o braço em cobrança de falta de Nacho. Frio, Vargas cobrou com perfeição e recolocou o Atlético na frente. Daí em diante, o Galo pouco sofreu e manteve o 2 a 1. Festa do Mineirão lotado, que vê o time de 2021 perto de fazer história.
ATLÉTICO 2 X 1 GRÊMIO
Atlético
Everson; Guga (Mariano, aos 24′ do 2ºT), Réver, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Tchê Tchê (Jair, aos 4′ do 2ºT), Zaracho (Savarino, aos 24′ do 2ºT) e Nacho Fernández; Hulk (Vargas, aos 24′ do 2ºT) e Diego Costa (Nathan, aos 45′ do 2ºT)
Técnico : Cuca
Grêmio
Gabriel Chapecó; Rafinha, Ruan, Pedro Geromel e Cortez; Thiago Santos (Jhonata Robert, aos 35′ do 2ºT), Matías Villasanti (Campaz, aos 34′ do 1ºT) e Lucas Silva (Mateus Sarará, aos 30′ do 2ºT); Ferreira (Alisson, aos 30′ do 2ºT), Douglas Costa e Borja (Diego Souza, aos 35′ do 2ºT)
Técnico : Vagner Mancini
Motivo : 19ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local : Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário : quarta-feira, 3 de novembro de 2021, às 21h (de Brasília)
Gols : Matías Zaracho, aos 10′ do 1ºT, e Eduardo Vargas, aos 29′ do 2ºT (ATL); Campaz, aos 10′ do 2ºT (GRE)
Cartões amarelos : Matías Zaracho, aos 47′ do 1ºT, Tchê Tchê, aos 4′, Nacho Fernández, aos 7′, e Mariano, aos 32′ do 2ºT (ATL); Lucas Silva, aos 35′ do 1ºT, Pedro Geromel, aos 12′, Douglas Costa, aos 35′, e Rafinha, aos 49′ do 2ºT (GRE)
Público : 56.624 torcedores
Renda : R$ 1.775.474,50
Árbitro : Luiz Flavio de Oliveira (Fifa/SP)
Assistentes : Alex Ang Ribeiro (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)