A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recebeu, na segunda-feira (19), pedido de uso emergencial do medicamento sotrovimabe para tratar de pacientes com covid-19. A farmacêutica Glaxo Smith Kline Brasil fez a requisição junto à agência.
O fármaco é um anticorpo monoclonal, proteína produzida em laboratório que ajuda o sistema imunológico a combater vírus, bactérias e câncer por meio do reconhecimento de antígenos, e não teve exames clínicos testados no Brasil.
Nas primeiras 24 horas, a agência faz a triagem do processo para confirmar a entrega de todos os documentos necessários para avaliação do pedido. Caso faltem dados importante, a Anvisa pode solicitá-las ao laboratório.
O prazo de análise é de 30 dias e não considera o tempo do processo em status de exigência técnica, que é quando o laboratório precisa responder questões técnicas feitas pela Agência dentro do processo.
No dia 26 de maior, a FDA (Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos) aprovou o uso emergencial do medicamento para tratar a covid-19 de leve a moderada em pessoas com 12 anos ou mais.