Agência de viagens nos EUA é acusada de golpe em Brasileiros

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Empresário Ronaldo Capdevilla. Foto: divulgação internet
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A Empresa de viagens RC Tour é acusada de  não cumprir compromissos com seus clientes .

Quando uma pessoa reclama do serviço de alguém, a princípio acredita-se que possa ser perseguição ou até mesmo um cliente insatisfeito. Mas quando dezenas, centenas de pessoas reclamam do mesmo problema e afirmam que não conseguem uma solução, com certeza tem algo errado com a empresa ou o prestador de serviços.

É justamente isso que vem acontecendo na comunidade brasileira que vive em Massachusetts. A RC Tour, que atua no ramo de turismo e é dirigida por Ronaldo Capdevilla, se tornou alvo de várias acusações e é até citada como um esquema de golpe. Isso porque o proprietário oferece uma excursão para determinado local, coleta o dinheiro (maioria via aplicativo) e depois informa que a viagem foi cancelada.

O problema é que Ronaldo demora a devolver o dinheiro e na maioria dos casos, nem chega a devolver a não ser mediante um processo judicial.

A redação do Brazilian Times recebeu várias reclamações sobre este assunto há alguns meses, mas na época, ele se comprometeu a resolver o problema e as supostas vítimas deixaram de se comunicar com o jornal.

Nesta semana, a mesma história ressurgiu, mas com brasileiros diferentes. De acordo com as informações, pelo menos 60 pessoas foram prejudicadas e tiveram seus sonhos destruídos. Mas alguns afirmam que o número passa de centenas. “Ronaldo acabou com o planejamento de um ano. Minha família iria para o Hawaii e para isso economizamos por meses e entregamos o dinheiro para ele”, disse uma das supostas vítimas.

Ela está em um grupo que foi criado no WhatsApp e já reúne mais de 60 membros. Todos alegam que foram vítimas e que perderam muito dinheiro neste esquema. Juntando todas as queixas, o valor é de dezenas de milhares de dólares.

O fotógrafo e produtor de eventos Roberto Assis, disse que somente na cidade de Plymouth, ele coletou a quantia de US $4 mil. Este valor era referente as passagens de sua ex-esposa, dois filhos e uma amiga da família. Todos iriam para a Disney. “Meus filhos estão arrasados. Eles falaram para os amiguinhos sobre a aventura que teriam em um lugar que muitos sonham em ir. Mas agora ficam trancados em casa, com vergonha e tristes por não terem viajado”, disse.

Assim como eles, o casal Zaqueu e Simone Esteves que adquiriu o pacote oferecido por Ronaldo há cerca de dois meses para uma excursão para Orlando (Flórida) que aconteceria do dia 20 a 26 deste mês. “Ele criou um grupo com outras pessoas e até então não havia nenhum problema. Mas logo que o dia da viagem foi se aproximando começaram os transtornos”, disse.

De acordo com Zaqueu, quando cobrava alguma informação sobre as passagens, “Ronaldo se esquivava” e alegava que mais próximo da data iria dar mais detalhes. “Mas há um dia da viagem, ele informou que havia sido cancelada a viagem e que ela aconteceria no dia seguinte após o combinado”, disse. “Ficamos tristes, mas ainda estávamos tranquilos porque a mudança seria de apenas um dia, continuou.

Mas quando chegou no dia 20, de acordo com Zaqueu, Ronaldo começou a mandar reservas das passagens feitas por uma agência de viagens no Brasil. “Mas elas tinham horários e itinerários diferentes, com alguns fazendo escala em Houston (Texas) e outros em Philadelphia (Pennsylvania) e alguns em Washington”, explicou. “A minha era direto para Orlando, ás 7:00 pm do dia 21. Ele me ligou e disse que iria comigo e que me pegaria na minha casa. Mas quando chegou às 5:00 pm, algumas pessoas começaram a ligar do aeroporto para relatar que as passagens não estavam pagas e que não puderam embarcar. Eu recebi uma ligação, supostamente da secretária dele, me informado que a viagem tinha sido cancelada e que no outro dia alguém entraria em contato comigo para a restituição do dinheiro dentro de 15 dias”, explicou. “Não foi uma quantia exorbitante, mas eu tirei uma semana de férias, fiz planos, malas prontas e agora estou com o psicológico abalado”, finalizou.

Também na mesma situação está Elizabeth, que trabalha em um restaurante e reside em Newbury Port. Ela comprou o pacote em agosto de 2021 da excursão prevista para o dia 20, com destino ao Hawaii. Da mesma forma como a família do fotógrafo Roberto, a viagem foi cancelada com poucas explicações. Ela pagou o valor de US $2 mil referente a duas passagens, a dela e a de uma amiga. “Até o momento em que paguei a passagem, ele me atendia sempre, mas depois ficou difícil ter contato com ele”, disse ela que solicitava dados da viagem, bem como as informações do voo, mas Ronaldo não fornecia. “Ele sempre falava que era cedo e que mais próximo da data teria todos os detalhes”, continuou.

Elizabeth acrescentou que em algumas vezes que Ronaldo a atendeu, foi rude. “Eu apenas queria saber informações sobre o voo, bem como dados da minha viagem, pois eu paguei e a única prova que tinha era a conversa pelo WhatsApp e o extrato da plataforma que usei para efetuar o pagamento”, explicou.

Ela disse, ainda, durante o período em que comprou a passagem, Ronaldo trocou o número de telefone. “Eu só consegui falar com ele depois que outra pessoa me passou o novo número”, depois que conseguiu falar com ele novamente, passou a ser atendida por uma mulher que se identificava como secretária dele. “Mas toda vez, a resposta era que tudo estava bem e que a viagem aconteceria”, continuou. O problema é que às vésperas do dia combinado, Elizabeth recebeu uma mensagem sobre o cancelamento da viagem e que ela aconteceria dois dias depois. Mas não foi isso que aconteceu.

“Eles me informaram que eu receberia todas as informações desta viagem na segunda-feira, dia 21. Passei o dia agoniada em busca de saber como seria o voo, mas Ronaldo nem a secretária me atendia. Somente às 11:30 pm é que fiquei sabendo que tudo foi cancelado. Minha viagem, meu sonho e meus planos se tornaram um pesadelo”, afirmou ela que vai denunciar o caso para a polícia e vai lutar para receber o dinheiro pago. “Não é pelo dinheiro, mas sim pelo que ele fez com 35 pessoas que tiveram o mesmo destino que eu”, finalizou.

Também conversou com a redação do BT, a gerente de vendas, Rosana Oliveira. Ela comprou a passagem em julho de 2021 e pagou através do Venmo. Ela disse depois que efetuou o pagamento, Ronaldo não passava mais informações. “Sempre dizia para eu ficar tranquila e assim foi durante meses” disse.

Mais uma vez, às vésperas da viagem, Ronaldo ligou cancelando a viagem e alegou a empresa contratada teria feito o cancelamento e que o motivo era uma tempestade no Hawaii. “Mas a pergunta é por que ele cancelou o pacote de 35 pessoas e levou 10. Se os voos estavam cancelados, era para todo mundo ficar”, afirmou.

Rosana disse que já estava desistindo, mas a suposta secretária ligou e disse que a viagem iria acontecer. “Isso me animou e a esperança de viajar aumentou. Mas isso era mentira e não tinha viagem nenhuma. Novamente fiquei abalada emocionalmente. Isso não se faz. Se não vai levar as pessoas, era melhor ter falando desde o começo e não dado falsas esperanças”, continuou.

Bastante emocionada, Rosana disse que chegou a brigar com o seu esposo, pois o lado emocional ficou muito abalado. “O pior é que ele ainda nos ameaça. Disse que quem falar mal dele, iria nos processar. Ele é quem deveria ser processado por acabar com o sonho de tantas pessoas”, finalizou.

CONFRONTADO NO HAWAII

Apesar de ter cancelado o voo de 35 pessoas sob a alegação de que haveria uma tempestade. Ronaldo levou 10 pessoas e não conseguiu explicar porque o tempo ruim foi aplicado a maioria das pessoas e nas que ele levou não. Quando já estava Hawaii, nesta quarta-feira (23), ele foi confrontado por algumas pessoas que se sentiram prejudicadas por ele.

O caso envolveu até a polícia local que conversou com Ronaldo e explicou os problemas que ele pode ter se não devolver o dinheiro das pessoas. De acordo com as informações, o caso já pode ser configurado golpe se ele não ressarcir as vítimas.

Em um dos grupos no WhatsApp, vários clientes afirmaram que já fizeram denúncia junto aos departamentos de polícia de suas cidades. De acordo com as informações, foram feitas denúncias nas cidades de Plymouth, Framingham, Revere e outras.

PROMETEU PAGAR A TODOS

A redação do Brazilian Times também conversou com a Mediadora Judicial, Sue O´Brien, da Massachusetts Community Help center, que entrou no caso para tentar ajudar a comunidade a não ser prejudicada. Ela disse que conversou com Ronaldo e que ele se comprometeu a pagar todo mundo até terça-feira, dia 1º de março.

O´Brien já tinha ajudado em outro caso envolvendo Ronaldo e o mesmo tipo de problema onde 24 pessoas tiveram suas viagens canceladas. De acordo com ela, ele fez um contrato de pagamento com 11 delas e vem cumprindo à risca o que assumiu. “Ele me disse que algumas empresas que trabalhavam com ele, cancelaram o contrato e por isso surgiu estes problemas. Mas eu quero acreditar que ele está falando a verdade e que na terça resolverá todo o problema. Precisa dar um voto de confiança. Mas se ele não cumprir, eu disse para ele que procurarei a imprensa para ajudar as pessoas que se dizem prejudicadas”, afirmou.

ONDE ARRUMAR O DINHEIRO PARA PAGAR

Tatiano Dessa, do canal de imprensa GN News, em Massachusetts, que luta para ajudar a comunidade brasileira com esse tipo de situação entrou em contato com Ronaldo, que também se comprometeu a pagar todos que tiveram prejuízo e sonhos perdidos por esses problemas. “Ele pagou algumas pessoas que não conseguiram viajar. O problema é que a situação é muito maior que pensávamos. São dezenas e dezenas de pessoas na mesma situação: sem poder viajar, sem poder realizar suas férias. Tempo perdido, crianças tristes por não irem à Disney, celebrações de casamentos canceladas”, disse Dessa.

“Pedimos para o Ronaldo pelo menos devolver o dinheiro para essas pessoas. Mas o problema é que são tantas pessoas que ele não consegue pagar ou devolver todo dinheiro. Perguntamos onde está esse dinheiro, mas ele não teve respostas”, acrescentou.

Tatiano disse que vai continuar a investigação. Foi ele quem criou um grupo de WhatsApp, onde dezenas de prejudicados se reuniram para discutirem e verem a melhor solução para a situação cresce a cada dia.

COMENTÁRIOS DE QUEM VIAJOU COM A TC TOUR

Até mesmo pessoas que viajaram com Ronaldo comentaram nas redes sociais que não tiveram uma boa experiência. O grupo participou de uma excursão para Las Vegas. O BT separou alguns:

“Bom dia! Então fomos pra Vegas, depois de ficarmos das 10 am às 7 Pm esperando a Van na Califórnia pra irmos pra Las Vegas (6 horas de van), Chegamos e não tinha hotel pago! Ronaldo sumiu! De madrugada reunimos e pagamos do nosso bolso a diária pra podermos entrar, tomar um banho e dormir. Ronaldo só apareceu no outro dia, por volta das 7 am, arrogante, prepotente, sem educação. Uma turma de quase 40 pessoas. Entre elas crianças, que inclusive choraram e passaram mal devido ao calor de 40 graus do lado de fora do aeroporto, passando fome, pois depois de sair do aeroporto não se pode entrar”.

“Estávamos juntas. As crianças de 2 aninhos dormiram no sofá do hotel. Temos fotos”.

“Eu tive uma crise de choro…sou mãe e não aguentei ver a cena”.

“Nos sentimos abandonados em um lugar que ninguém conhecia”.

“Achamos que éramos os únicos, e que depois disso ele não seria capaz de cometer os mesmos erros. Ele fez ameaças também e infelizmente pra nós, imigrantes desinformados, ele acabou nos intimidando”.

“Como sempre ele tentou nos dar outra viagem para compensar, pois não completamos o pacote da viagem e pelas atrocidades…. advinha? Um dia antes da viagem, ele cancelou tudo”.

Com informações do Portal Boston em Foco!

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