Um dos momentos mais marcantes dos primeiros anos da carreira de Vanderlei Luxemburgo como treinador ocorreu em 1989, quando conquistou o título do Campeonato Brasileiro da Série B à frente do Bragantino.
A passagem pelo time de Bragança Paulista elevou o patamar de Vanderlei no cenário do futebol brasileiro. Além da Segunda Divisão do Nacional, o técnico levantou a taça do Campeonato Paulista no ano seguinte, consolidando a base da equipe que seria vice-campeã do Brasileirão em 1991, já sob o comando de Carlos Alberto Parreira.
Mais de três décadas depois, Luxemburgo vai disputar pela segunda vez a Série B, agora à frente do Cruzeiro, que vive péssimo momento na disputa, em 18° lugar, com 13 pontos obtidos em 15 rodadas.
Apesar de não viver a realidade da Segundona há muitos anos, o treinador se mostra ciente das diferenças dela para a elite do futebol brasileiro.
“Eu sei como funciona uma Segunda Divisão, eu sei da dificuldade que é, talvez seja maior do que da Primeira Divisão. Na Segunda, a disputa não é como na Primeira; a disputa é muito mais física do que técnica. A qualidade está praticamente na Primeira Divisão. Na Segunda, você vê mais jogo truncado, campos diferentes, estádios diferentes. Tudo isso, o jogador vai ter que identificar”, disse o técnico, em sua apresentação, nessa quarta-feira (5).
Mais sobre o Cruzeiro
Grupo de empresários cobra R$ 330 milhões do Cruzeiro por rescisão de Dedé
Luxemburgo diz ‘ter colhão’ para estar no Cruzeiro e que é preciso ‘sentir cheiro da grama’
Moreno reencontra Luxa após atrito com técnico e revela constante assédio para deixar o Cruzeiro
Quem são os conselheiros que votaram contra projeto no Cruzeiro
Comportamento
No mesmo tom, Luxemburgo pregou uma espécie de choque de realidade em relação ao entendimento do elenco sobre o campeonato.
“Para subir, tem que mudar também o comportamento do atleta. Não adianta (o jogador) querer jogar refinado e tecnicamente. Ele tem que tirar a bola da p… do gol de qualquer maneira, com a bunda, com qualquer lugar, de qualquer jeito. A bola não pode entrar”, afirmou.
O primeiro jogo desta terceira passagem de Vanderlei pelo time celeste será neste sábado (7), diante do Brusque, às 11h, no estádio Augusto Bauer, pela 16ª rodada da Série B. A equipe mineira está há nove partidas seguidas sem vencer.
Materia inicialmente postada no Hoje em Dia por Lucas Borges.