Zema critica bloqueio do X: “uma democracia não pode calar a boca de ninguém”

Zema critica bloqueio do X: “uma democracia não pode calar a boca de ninguém”

4 de setembro de 2024 Off Por capitaldosvales

O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), criticou o bloqueio da rede social X (antigo Twitter) no Brasil durante evento realizado nesta quarta-feira (4 de agosto). A declaração foi dada durante a abertura do II Fórum do Rio Empreendedor, que discutiu o tema “Democracia e Liberdade Econômica”, na Casa do Empresário, no Rio de Janeiro.

Zema afirmou estar “angustiado” com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de bloquear a rede em território nacional.

“Uma democracia não pode querer calar a boca de ninguém. Se alguém aqui passar a acompanhar jornais, rádios e TVs de Minas Gerais vão ver que eu e o meu secretariado somos atacados diariamente, mas muitas vezes as correções são feitas, porque nós escutamos algumas críticas que procedem. Agora, você querer controlar os meios de comunicação, você está indo totalmente na contramão”, disse.

Além disso, o governador aproveitou a ocasião para dizer que algumas decisões políticas não são necessariamente benéficas para a população do país. “É muito mais um teatro do que propriamente ações concretas no mundo político. Parece que 90% do tempo tem sido dedicado a mandar pedra na vidraça do seu adversário e não a construir algo que melhore a vida dos brasileiros. Isso também é algo que precisa ser alterado”, completou Zema.

Relembre a decisão

O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou na última sexta-feira (30 de agosto) a suspensão da rede social X em território nacional. As operadoras começaram a implementar a decisão no sábado (31 de agosto). A decisão foi tomada após falta de colaboração da empresa em relação a treinamentos realizados em tecnologias de inteligência artificial (IA).