No dia 19 de junho será celebrada no Mineirão a 16ª Torcida de Deus, Festa de Corpus Christi, quando os católicos são chamados a expressar, publicamente, a fé na Eucaristia.
Das 12h às 19h, as comunidades paroquiais da Arquidiocese de Belo Horizonte e muitas caravanas vindas do interior participam de apresentações artísticas e culturais, momentos de catequese e oração, preparando-se para o ápice do evento: a Missa presidida pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, seguida de procissão com a Eucaristia (o Santíssimo Sacramento), dentro do campo do estádio, momento que emociona fiéis há 50 anos.
A última edição da Torcida de Deus foi vivida há 10 anos, em 2015. Há, pois, uma grande expectativa dos cristãos católicos para a Torcida de Deus deste ano que terá, dentre seus momentos marcantes, apresentação musical do violinista Marcus Viana, do tenor lírico Thiago Arancan, coroação de Nossa Senhora com a comunidade quilombola dos Arturos, reconhecida como Patrimônio Imaterial de Minas Gerais.
A beleza de luzes e cores
No interior do Mineirão, não são permitidas velas acesas, mas os fiéis serão convidados a participar acendendo a lanterna de seus celulares das arquibancadas, unindo-se à grande procissão que ocorrerá dentro do campo, em um “tapete” especialmente preparado para a procissão com o Santíssimo Sacramento, que também protegerá o gramado.
50 anos da Torcida de Deus
Celebrada a cada três anos desde 1975, sempre no contexto da Festa de Corpus Christi, a Torcida de Deus foi inspirada nos Jogos Olímpicos de 1972, realizados em Munique, na Alemanha. O clima de fraternidade entre os diferentes povos que dividiam as arquibancadas motivou a Arquidiocese de Belo Horizonte a reunir suas comunidades paroquiais no Mineirão para celebrar a Festa de Corpus Christi, em um grande evento que une fé, fraternidade e cultura.
Presença de Público
Nas muitas edições da Torcida de Deus, os fiéis deixaram o Mineirão repleto, com celebrações que reuniram mais de 100 mil pessoas na antiga configuração do Estádio. Para a Torcida de Deus deste ano, foram disponibilizados 50 mil ingressos, praticamente esgotados. Os ingressos são gratuitos, essenciais para terem acesso ao Estádio, e distribuídos nas Paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Festa de Corpus Christi
Celebrada sempre em uma quinta-feira – referência à Quinta-feira da Semana Santa, quando é revivida a última ceia de Jesus com seus discípulos, instituição da Eucaristia – a Festa de Corpus Christi integra o calendário da Igreja desde o século 13. Durante a Festa, os cristãos católicos realizam grandes procissões com o Santíssimo Sacramento, a Eucaristia, para testemunhar, publicamente, a fé na presença de Jesus no pão e no vinho consagrados. No Brasil e em outros países, é comum os fiéis enfeitarem as ruas com tapetes de serragem para a procissão com o Santíssimo.
Programação da Torcida de Deus
12h – Abertura dos portões – Apresentação da Orquestra Jovem de Brumadinho
13h – Oração do Angelus conduzida por seminaristas do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus
13h20 – Boas vindas e sentido da Torcida de Deus – bispo auxiliar Dom Nivaldo dos Santos
13h20 – Catequese sobre a Esperança – bispo auxiliar Dom Edmar José
13h40 – Apresentação musical – Thiago Arancam
14h30 – Catequese Mariana com apresentação musical – Dra. Filó e Allyson Castro
15h20 – Homenagem à Nossa Senhora – Comunidade dos Arturos
15h30 – Catequese sobre a Laudato Si- Bispo auxiliar Dom Júlio César
15h40 – Apresentação música, cultura e arte – Marcus Viana
17h – Catequese Igreja Sinodal – Bispo auxiliar Dom José Otacio
17h07 – Compromisso com a Sinodalidade – VII Assembleia do Povo de Deus – Bispo auxiliar Dom Joel Maria
17h30 – Celebração Eucarística e procissão com o Santíssimo – arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo
19h30 – Encerramento.