Fotojornalista é amplamente considerado um dos fotógrafos mais importantes do mundo
Sebastião Salgado, considerado um dos fotógrafos mais importantes do mundo, morreu aos 81 anos. A informação foi confirmada pelo Instituto Terra, organização não-governamental fundada pelo fotógrafo.
“Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora”, diz o texto.
O LEGADO AMBIENTAL
Instituto Terra é uma organização não governamental (ONG) que atua como centro de recuperação ambiental com sede no município brasileiro de Aimorés, no estado de Minas Gerais. A organização administra nesse município a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Fundada pelo fotógrafo Sebastião Salgado e por sua esposa, Lélia Wanick Salgado, em 1998.
O Instituto Terra surgiu de uma iniciativa de Sebastião e Lélia de reflorestarem a Fazenda Bulcão, localizada nas margens das nascentes que formam o córrego Bulcão em Aimorés. O córrego Bulcão é um afluente do Rio Doce. O fotógrafo viveu em sua infância nessa fazenda com sua família.