Prefeitura de GV recebe representantes da CGU e lança Selo Empresa Íntegra

0
8
- Publicidade Cadastro Escolar 2025 -

O selo visa promover empresas que são parceiras da Prefeitura de Governador Valadares

A Controladoria Geral do Município realizou na última quinta (28) e sexta-feira (29), uma série de ações para promover a transparência e a integridade, seja em órgãos públicos, como também em incentivo a sociedade.

A programação especial teve início nessa quinta-feira (28) com um encontro técnico promovido pela Controladoria Geral do Município e Controladoria Geral da União com os controles internos do SAAE, IPREM, CONSURGE e Câmara de Vereadores.

Posteriormente no auditório Luiz Franco, da Prefeitura, a Controladoria fez o lançamento do Selo Empresa Íntegra, que tem o objetivo de incentivar a ética, integridade e a transparência também nos setores privados.

O evento contou os representantes da Controladoria Geral da União (CGU) Andresa Penido de Morais e Wagner Eustáquio Cunha Alves, para a palestra “Transparência e Integridade de Município e Estados”. Além disso, a solenidade contou com a presença secretários, representantes do legislativo e representantes de órgãos públicos municipais e estaduais.

Na oportunidade, o controlador-geral do município, Luciano Souto, destacou que espera fazer mais ações com a CGU. “É uma honra receber os auditores da CGU, que vieram para chancelar nossas ações voltadas para transparência, integridade e promoção da ética na administração pública. Pretendemos estreitar cada vez mais os laços com CGU e promover mais ações na gestão municipal, além de incentivar todos os setores da sociedade”.

Andresa, auditora do Núcleo de Ações de Ouvidoria e de Combate à Prevenção à Corrupção da CGU, está feliz com os resultados alcançados pela Prefeitura de Governador Valadares.

“Desenvolvemos o Programa Time Brasil, de integridade pública. O objetivo é estimular eixos relacionados à transparência, integridade e participação social. Valadares foi um dos municípios que se voluntariaram e já são dois anos de parceria. Essa é uma ótima oportunidade de apresentar o Programa, os avanços já alcançados e os desafios até sua finalização em dezembro de 2023. A palavra-chave é fomentar a integridade, a transparência, a participação social. Essa é a nova visão de governo correto, que incentiva a transparência e a participação como base”.

O prefeito André Merlo ressaltou a importância de manter a transparência nos órgãos públicos. “Desde o início do primeiro mandato, buscamos realizar um governo transparente. É um tema difícil. Não se trata apenas de controle da alta cúpula. Nós temos nove mil servidores e ninguém é perfeito, alguém pode errar. Mas tudo que fazemos é para incentivar servidores, secretários e a sociedade. Essa é nossa preocupação, porque a cidade está em crescimento e se desenvolvendo na educação, saúde e infraestrutura. Trabalhamos uma administração honesta e íntegra, para que sirva de exemplo a todos”.

Selo Empresa Íntegra

O Programa Municipal de Integridade e Boas Práticas consiste em identificar e certificar empresas de compliance, integridade, em conformidade com as exigências previstas no edital lançado nessa quinta-feira (28) e publicado no Diário Oficial do Município.

O projeto permite o reconhecimento do empenho dos setores público e privado, em construir e praticar políticas de integridade. As inscrições começam em dezembro deste ano, durante a 5ª Semana Municipal contra a Corrupção.

Segundo Luciano Souto, é preciso também promover a ética, a integridade, a transparência em todos os setores privados. “Hoje é um dia especial, com o lançamento do Selo Empresa Integra 23/24. É extremamente importante trabalhar na promoção da integridade no contexto da administração pública, como também estender esse trabalho para a iniciativa privada. Vamos certificar as empresas que criarem programas de integridade e com isso garantirem uma maior lisura, honestidade, prevenção contra corrupção, transparência e ética na execução de toda sua esfera”.

Para a secretaria de Desenvolvimento, Beatriz Pereira de Almeida, o Selo vai trazer mais aval para as empresas de Valadares. “Eu parabenizo a Controladoria pela criação do Selo e pelas iniciativas de integridade que são importantes estabelecer no ambiente de negócios. Esse que é o grande responsável por nós sermos uma cidade hoje competitiva para tração de investimentos, uma cidade do futuro. As empresas vão ser fornecedoras de serviços e de produtos para as indústrias que estão chegando. Elas precisam ter de boas comprovações, como o Selo Empresa Íntegra. Esse será um passo para competitividade, para um ambiente de negócio favorecido e esse tipo de ação tem que ser valorizado, reconhecido, porque faz a diferença para o nosso desenvolvimento”.

2º dia de programação

Nesta sexta-feira (29) a programação continuou com a apresentação do Portalzinho Valadares para estudantes da Escola Municipal Professora Simoni Maria da Cruz, com a participação da CGU, equipe da controladoria e da secretaria de educação.

O Portalzinho Valadares é uma iniciativa pioneira no Brasil e foi lançado pela Prefeitura de Valadares em dezembro de 2022, durante a 4ª Semana Municipal contra a Corrupção. Trata-se de uma versão do Portal da Transparência voltada para crianças e adolescentes.

Leia também: Sudene: indústria farmacêutica Hypofarma é inaugurada em Valadares

Disponibilizado no site oficial da Prefeitura, o portal tem uma linguagem simples e objetiva com acesso à informação, pesquisa e educação para a cidadania. Trata-se de importante ferramenta interativa de informação, pesquisa e educação. O portal possui informações de gastos públicos, receitas, despesas, serviços públicos, dados geográficos e históricos sobre o município.

As crianças têm acesso também à educação financeira, ambiental, de trânsito, digital, direitos e deveres das crianças e adolescentes e cartilhas sobre a Constituição, Estatuto da Criança e do Adolescente e Código do Consumidor. Ainda possui telefones úteis para situações de ajuda, como Samu, Corpo de Bombeiros e Polícia, além de notícias da cidade e games para o público infantojuvenil.

Por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

- Publicidade capital -