Prefeitura de BH certifica 133 alunos do Programa de Inclusão Digital

0
18
- Publicidade Cadastro Escolar 2025 -

A Prefeitura de Belo Horizonte certifica nesta quinta-feira (21) 133 alunos dos cursos gratuitos de tecnologia ofertados pela Empresa de Informática e Informação do Município (Prodabel). Os alunos fazem parte do Programa de Inclusão Digital e participaram dos cursos de Introdução às Novas Tecnologias; Ferramentas para Home Office; Informática Básica; Introdução à Robótica; Programando Sonhos em Vilas e Favelas e Infraestrutura de Telecomunicações e Rede de Computadores.

O evento, que acontecerá na Usina de Cultura – Regional Nordeste, representa o esforço da gestão em promover a inclusão e reduzir a desigualdade de acesso à tecnologia.

Foto: Divulgação/PBH

O Programa de Inclusão Digital busca incluir de maneira ampla e massiva a população de Belo Horizonte e de forma prioritária os cidadãos residentes nas 218 vilas, favelas e conjuntos habitacionais. A iniciativa tem sido destaque no país, afinal, transforma a realidade de quem encontra novas oportunidades na tecnologia.

Além de oferecer conhecimentos básicos e essenciais para o mundo moderno, a Prodabel contribui para a formação de profissionais qualificados e preparados para o mercado de trabalho. Prova disso é que, só em dezembro de 2023, 10 ex-alunos retornaram à Empresa como colaboradores e nove deles atuam na Diretoria de Inclusão Digital, como monitores, instrutores e técnicos no recondicionamento.

Conquistas do Programa de Inclusão Digital

A Inclusão Digital é um componente fundamental da estratégia do programa Belo Horizonte Cidade Inteligente, visando trazer os cidadãos para ambientes e oportunidades cada vez mais digitais. O programa promove a inserção da população em situação de vulnerabilidade, com base em três pilares fundamentais: conectividade (oferta de internet gratuita), dispositivos (recondicionamento e doação de computadores, tablets e smartphones) e capacitação (realização de oficinas e cursos de tecnologia).

Nos últimos dois anos, a Prefeitura  conseguiu levar internet gratuita às 218 vilas e favelas na cidade, com a implantação de 2.125 pontos de wi-fi gratuitos. A Prodabel realizou a doação de mais de 2,5 mil dispositivos recondicionados para famílias em situação de vulnerabilidade social e para implantação de Pontos de Inclusão Digital.  Além dos mais de 11 mil certificados nos cursos gratuitos.

Sobre o evento:

Local: Usina de Cultura – Regional Nordeste – Rua Dom Cabral, 765 – Ipiranga

Horário: 15h às 16h30

- Publicidade capital -