PBH assina protocolo de intenções para troca de informações para o BRT Amazonas

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As prefeituras de Belo Horizonte e Contagem e o governo de Minas assinaram nesta quinta-feira (25) um protocolo de intenções para o compartilhamento de informações que serão utilizadas para promover a integração dos sistemas de transporte dos municípios da região metropolitana ao BRT Amazonas. A intenção é que a troca de dados contribua para um modelo de mobilidade urbana metropolitana mais efetivo.

O encontro aconteceu na Cidade Administrativa e contou com a presença do  secretário municipal de Obras e Infraestrutura de Belo Horizonte, Leandro César; do superintendente de Mobilidade da Prefeitura de Belo Horizonte, André Dantas; o presidente Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Contagem, Sant Clair Schmiett Terres, e do secretário de estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno Barros de Souza, dentre outros representantes da região metropolitana. 

Foto: Breno Pataro/PBH

O superintendente André Dantas ressaltou a importância deste trabalho em conjunto com os órgãos responsáveis pela mobilidade. “Vamos trabalhar juntos, com responsabilidade, respeito e ética, garantindo uma mobilidade de qualidade para todos da região metropolitana. 

O secretário municipal de Obras e de Infraestrutura, Leandro César, explicou a importância da criação de agendas conjuntas para tratar a mobilidade metropolitana, as questões tarifárias e de integração física. “O projeto BRT Amazonas já está em fase final de licitação e a previsão é que o contrato seja assinado nos próximos dias e com este contrato iremos desenvolver todo o projeto de engenharia para a implantação do projeto” destacou Leandro César.  

BRT Amazonas

O projeto do BRT Amazonas contempla o tratamento prioritário para o sistema de transporte público e coletivo por ônibus que atende ao Vetor Oeste da Capital (regiões Central, Oeste e Barreiro) e à Região Metropolitana, tendo como eixo estruturante a Avenida Amazonas.  

O investimento previsto é de US$100 milhões, sendo US$80 milhões relativos ao financiamento junto ao Banco Mundial (BIRD) e US$20 milhões do município de Belo Horizonte.

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