Covid-19: Zema deve decretar lockdown
3 de março de 2021O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), dará entrevista coletiva nesta quarta-feira sobre o aumento dos casos de infecção pelo coronavírus no Estado e novas definições do Comitê Extraordinário da Covid-19. Segundo a colunista do jornal Folha de São Paulo, Camila Mattoso, Zema vai decretar lockdown em quatro regiões do Estado, que englobam cerca de 220 municípios para conter o avanço da doença.
O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral também participa da coletiva, que acontecerá a partir de 15h30.
Com o avanço da Covid-19 em todo o Brasil, falta leito de UTI em diversas localidades. Em Minas Gerais, a situação é crítica no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Norte de Minas. Pacientes de hospital privado de Uberaba foram transferidos para o interior de São Paulo devido à falta de leitos para atender novos pacientes.
Em Montes Claros, no Norte de Minas, a taxa de ocupação de leitos clínicos do SUS está à beira de colapsar, em 97%. A prefeitura da cidade estendeu o toque de recolher e proibiu a venda de bebidas alcoólicas.
Em Coromandel, dezenas de pacientes tiveram que ser transferidos para outras cidades de Minas Gerais por causa da falta de leitos de Covid-19.