As férias acabaram e nesta segunda-feira (5), os alunos da Rede Municipal de Ensino voltaram às escolas para iniciar mais um ano letivo. Felizes, puderam reencontrar os colegas, os professores e todos os outros personagens tão queridos de uma escola. No total serão 200 dias de muitas atividades e aprendizados.
A Escola Simoni Maria da Cruz, no bairro Santos Dumont II, recebeu os alunos com muita alegria. Segundo a professora Leide Daiana Sousa Gonçalves Cabral, do 4º ano, a escola preparou uma semana especial para a criançada.
“A escola fez um planejamento e a expectativa para o ano letivo 2024 é alta. Para esta semana temos uma programação especial para nossas crianças, com aulas mais dinâmicas e oferecendo acolhimento, para que elas possam se sentir amadas e abraçadas. Acreditamos na educação que transforma”.
Alexia Morais, aluna do 5º ano, não via a hora de voltar à rotina escolar. “Estou muito animada com a volta às aulas, para ver meus amigos. Eu gosto muito de estudar e estava com saudades da escola, dos professores e da sala de aula”; relatou.
Atualmente, Valadares possui aproximadamente 20 mil alunos matriculados do ensino infantil até anos finais, divididos em 66 unidades escolares do Município. De acordo com o calendário escolar, divulgado pela secretária no Diário Oficial, o ano letivo deve encerrar no dia 20 de dezembro.
Educação que transforma
Nas escolas municipais, a tecnologia é uma das ferramentas que ajudam a construir o futuro das crianças. As turmas dos anos finais seguem aprendendo programação com os materiais Inventura, da Positivo Tecnologia Educacional e com a placa BBC micro:bit, um computador de bolso que possibilita a realização de infinitas ideias.
Além disso, os alunos têm acesso ao Polo de Transformação Digital que oferece cursos na área tecnológica. O espaço faz parte do Projeto POD (Poder Digital), uma parceria da Prefeitura com o Instituto Brasileiro de Gestão Social (IBGS). O objetivo é capacitar os alunos das escolas municipais e prepará-los para o mercado de trabalho.
Para somar ainda mais, as escolas tem o programa “Yes I Can”, o ensino bilíngue (português e inglês) que atende, desde o ano passado, a educação infantil ao 9º ano. O ensino municipal ainda possui a Mesa Educacional, da Positivo Tecnologia Educacional, que incentiva os alunos de 4 a 7 anos e do Centro Municipal de Referência e Apoio à Educação Inclusiva Dr. Filermando Dias Miranda (CRAEDI) a conhecem as letras do alfabeto, a escrever e ler as palavras.
A SMED também realiza competições anuais e as escolas promovem suas próprias atividades que colocam o estudante como protagonista de sua jornada escolar.