A pecuária leiteira de Minas Gerais se prepara para um evento que promete reunir o que há de melhor em genética e qualidade na produção de leite. Nesta 8a edição serão ofertadas vacas jovens provenientes de FIV em início de lactação e com excelente mérito genético e todas registradas na Girolando.
Trata-se de um modelo de negociação bastante comum na pecuária de leite, afinal, o leilão também é uma excelente forma de aproveitar melhores preços e garantir pagamento facilitado, a qualidade e procedência dos animais da compra.
O evento será dividido em duas etapas, sendo a primeira em 22 de junho, com a visitação à Leiteria com apresentação presencial dos animais que serão leiloados. Neste dia, a Leiteria é aberta ao público com o objetivo de apresentar os animais, o sistema de produção e até mesmo a dinâmica de trabalho. É uma tarde interativa em que o cliente terá a oportunidade de conhecer em detalhes todas as informações dos animais. Nesse mesmo dia é realizada a pesagem oficial do leite dos animais que serão ofertados.
Os parceiros patrocinadores tem esse dia e espaço para divulgar seus produtos e sua marca. Nas últimas edições, temos recebido cerca de 100 a 150 produtores rurais. O nosso objetivo com esta fase é divulgar o nosso trabalho e das marcas parceiras.
Já no dia 29 de junho será a vez do leilão virtual
virtual, transmitido ao vivo pela Minas Leilões. A segunda etapa é o leilão em si, que acontece virtualmente e é transmitido ao vivo pelo Youtube da Minas Leilões.
Resultados da edição passada: Na edição de 2023 a visitação e o leilão foram transmitidos ao vivo para todo o Brasil! Foram registrados o acesso de mais de 1.200 participantes em nosso canal do youtube no dia da visitação. Durante os dois dias de leilão, foram registrados a participação de mais de 4.000 pessoas por dia.
De acordo com Renato Martin, zootecnista consultor e gestor da Leiteria A Nata do Leite, o leilão busca não apenas destacar os exemplares de alta qualidade genética, mas também fortalecer o setor ao oferecer aos pecuaristas a oportunidade de investir em animais de linhagem superior.
Com uma história de sucesso e reconhecimento, o leilão “A Nata do Leite” já se tornou referência entre os produtores de leite de Minas Gerais, atraindo criadores e investidores em busca de animais de alto desempenho e potencial produtivo.
“Neste oitavo ano consecutivo, estamos orgulhosos de apresentar uma seleção cuidadosamente curada dos melhores exemplares de nossa região”, afirma Renato Martin. “Nosso compromisso com a excelência genética e a qualidade na produção de leite é o que impulsiona este evento, e estamos ansiosos para oferecer aos participantes uma oportunidade única de aprimorar seus rebanhos”.
O leilão contará com uma variedade de lotes cuidadosamente selecionados, incluindo vacas registradas Girolando ½ sangue, todas lactantes em início de produção. Além disso, os participantes terão acesso a informações detalhadas sobre o histórico de desempenho e saúde dos animais, garantindo transparência e confiança nas transações.
Para os pecuaristas empenhados em elevar o padrão de sua produção leiteira, o Leilão A Nata do Leite representa uma oportunidade imperdível de adquirir animais de elite que impulsionarão seus rebanhos para o sucesso.
Como participar do leilão?
O produtor interessado precisa realizar o seu cadastro na Minas Leilões:
- Link: Cadastro Minas Leilões
- Contatos pelo Whatsapp:
- (33) 3271-9738 – Minas Leilões
- (33) 99955-9738 – Fabiane
Nesta edição, já contamos com patrocinadores de peso no setor: CRV Lagoa; Copril, Prima, Agroceres; GR Soluções Agropecuárias; MSD; Allflex.
Sobre a Fazenda
A Leiteria A Nata do Leite se dedica desde 1956 a atividade pecuária leiteira e está localizada no município de Teófilo Otoni/MG. Com mais de 60 anos na atividade a empresa se destaca pelo pioneirismo e empreendedorismo no setor. A área original foi adquirida pelo Sr. Zulberto Martin, que conduziu os trabalhos ao longo dos primeiros 20 anos. Na época a operação se baseava no uso de pastos nativos e de um rebanho zebuíno, produzindo o volume de 200 Litros/dia.
Em 1976 a gestão do negócio foi passada ao Sr Antônio Eustáquio G. Martin que promoveu a introdução no sistema de produção de forragens cultivadas e deu início a um programa de inseminação artificial com a raça holandesa. Ao longo dos 25 anos subsequentes a produção seguiu crescente, alcançando o patamar de 700 Litros/dia.
Em 2001, o zootecnista Renato Martin assumiu a gestão da atividade, permanecendo até hoje a frente da operação, assim representando a terceira geração da sua família neste negócio. Sob sua gestão, as técnicas de rotação das pastagens, bem como da suplementação estratégica do rebanho foram introduzidas no sistema de produção e ainda na primeira década deste século, o sistema alcançou a marca de 2000L de leite produzidos por dia.
Seguindo critérios bastante rigorosos de seleção do seu rebanho, com uso contínuo da inseminação artificial combinado com o investimento em Fertilização in vitro (FIV), tendo como prioridade a produção de animais adaptados ao ambiente tropical. Em 2014 A leiteria a nata do leite estabilizou o seu rebanho em 250 matrizes, passando a ofertar anualmente 100 fêmeas leiteiras do mais alto nível ao mercado através de um leilão com mesmo nome.
Seguindo firme na direção de ganhar eficiência produtiva, adequando as suas instalações e equipe de trabalho, a Leiteria A Nata do Leite rompeu a barreira dos 3000L de leite diários em 2018.