07 de Setembro: desfile cívico em Belo Horizonte homenageia Força Expedicionária

0
19
Foto: Zecarlos Souza/Jornal Capital dos Vales
- Publicidade Cadastro Escolar 2025 -

A capital mineira realizou o desfile de 07 de setembro na manhã deste sábado, o Jornal Capital dos Vales com sua equipe marcou presença. O evento foi marcado pelo retorno do governador do estado e homenagem a Força Expedicionária Brasileira (FEB). O desfile aconteceu na Avenida Afonso Pena entre a Praça Tiradentes e a Praça Sete de Setembro e contou com a participação de aproximadamente 4 mil militares e 190 viaturas, de acordo com a 4ª Região Militar.

O governador Romeu Zema (Novo), que voltou ao ato-cívico militar após compromissos internacionais no último ano, autorizou o início do cortejo às 8h59, em seguida, passou a tropa em revista e seguiu para o palco embarcado no Guarani – veículo militar blindado de combate, desenvolvido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, onde ocorreu o hasteamento das bandeiras Municipal, Estadual e Nacional.

O cortejo contou com a participação do Exército, Marinha e Aeronáutica brasileira, além da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do estado de Minas Gerais. Entre as demais autoridades presentes, estava o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogério Greco; o comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Rodrigo Piassi do Nascimento, a delegada geral da Polícia Civil, Letícia Gamboge, o comandante geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Erlon Dias do Nascimento Botelho e os candidatos a prefeitura de Belo Horizonte, o presidente da Câmara Municipal Gabriel Azevedo (MDB) e o atual prefeito e postulante a reeleição Fuad Noman (PSD).

A principal atração foi cortejo em homenagem ao Jubileu de 80 anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), divisão militar do Exército e da Força Aérea Brasileira, que lutou como parte das forças aliadas na Segunda Guerra Mundial. Criada há oito décadas, a tropa expedicionária é uma das principais e mais marcantes delegações militares da história do Exército Brasileiro. As exaltações aos heróis que representaram o Brasil têm previsão de continuidade durante todo o restante do ano.

O sete de setembro na capital ainda contou com a 30° edição do tradicional Grito dos Excluídos e ainda a mobilização de grupos de direita para a realização de uma motociata partindo do estádio Mineirão rumo à Praça da Liberdade.

- Publicidade capital -